Objetivos do Projeto
Este projeto tem por objetivo desenvolver um sistema (em plataformas web e móvel), para a previsão e alerta de situações de emergência relacionadas com a navegação, manobras de atracagem e de amarração em zonas portuárias.
Mais concretamente pretende-se desenvolver um sistema que permita prever, com alguns dias de antecedência, a agitação marítima num dado porto e as consequências dessa agitação marítima para os navios que entrarão no porto ou para os navios que se encontram acostados e amarrados no seu interior. Essas consequências referem-se a movimentos dos navios e/ou a esforços nos sistemas de amarração. Se essas consequências corresponderem a situações de emergência, o próprio sistema alertará as autoridades responsáveis de modo a que estas atempadamente procedam a medidas de mitigação a fim de evitar acidentes e reduzir perdas económicas.
Para além de um sistema de segurança, este será também um sistema de apoio à decisão e uma ferramenta informática para monitorização e otimização de operações marítimas em ambiente portuário como, por exemplo, sistemas de otimização de definição de rotas, acostagem e amarração.
O protótipo do sistema será desenvolvido (e validado) para o Porto de Sines, mas o sistema será flexível e escalável de modo a poder ser utilizado em outros portos nacionais ou internacionais.
O objetivo final será reduzir a vulnerabilidade dos portos, aumentando sua capacidade de planeamento e respostas eficientes a situações de emergência. Além disso, este projeto visa proporcionar maior acesso à informação e à comunicação, fornecendo informações específicas sobre um navio e/ou terminal portuário específico.
Principais Resultados Esperados
Pretende desenvolver-se uma nova plataforma tecnológica de informação e comunicação para ajudar as autoridades portuárias a anteciparem situações de emergência e a coordenarem medidas a fim de evitar acidentes e reduzir perdas económicas. O produto resultante será um sistema de monitorização, previsão e alerta de situações que ponham em causa a segurança dos navios em manobra e amarrados. Este será um sistema de informação web e móvel inovador, interativo, flexível, escalável e de fácil utilização que pode ser adaptado às necessidades dos diversos stakeholders portuários.
Pretende-se que deste trabalho resulte:
1. uma infraestrutura digital integrada que inclui programas de software, uma rede de hardware de servidores e computadores;
2. uma aplicação web e móvel.
Tal ferramenta de apoio à decisão constituirá também um serviço de valor acrescentado para os portos podendo ser um fator diferenciador em termos de competitividade e consequente crescimento económico. O sistema será aplicado e validado para um caso de estudo (Porto de Sines) e facilmente adaptável a outros portos, tendo o potencial de ser otimizado continuamente. Todos os eventos reportados e/ou medidos servirão de experiência de aprendizagem e os dados registados podem ser usados para melhorar os modelos de previsão, ajustar o posicionamento dos sensores e fornecer informações sobre as causas, a evolução e a frequência de eventos como rebentamento de cabos, movimentos excessivos dos navios, desvios nas rotas traçadas etc...
O sistema será implementado numa plataforma Web e Mobile, a qual dará acesso a:
1. As previsões das condições de agitação marítima, de vento, de correntes e de ocorrência de ondas longas;
2. A monitorização em tempo real de situações de emergência. Com base em registos de agitação marítima e das condições de vento e correntes, o utilizador poderá selecionar o tipo de operação a monitorizar (navegação, atracagem ou amarração) e obter parâmetros como: amplitude de movimentos, forças máximas nas amarrações, etc…
3. Alertas e aos planos de emergência;
4. Validação contínua de previsões Vs observações e acesso à base de dados do sistema.
O sistema desenvolvido será implementado e validado em, pelo menos, dois terminais do Porto de Sines. Isso garantirá a flexibilidade e escalabilidade do sistema proposto.
Metodologia