PT   EN

Cofinanciado por:

Republica Portuguesa Mar

Fundo Azul


porto de sines

porto de sines

lnec


centec


instituto superior técnico




Descrição Sumária do Projeto

Objetivos do Projeto

Este projeto tem por objetivo desenvolver um sistema (em plataformas web e móvel), para a previsão e alerta de situações de emergência relacionadas com a navegação, manobras de atracagem e de amarração em zonas portuárias. Mais concretamente pretende-se desenvolver um sistema que permita prever, com alguns dias de antecedência, a agitação marítima num dado porto e as consequências dessa agitação marítima para os navios que entrarão no porto ou para os navios que se encontram acostados e amarrados no seu interior. Essas consequências referem-se a movimentos dos navios e/ou a esforços nos sistemas de amarração. Se essas consequências corresponderem a situações de emergência, o próprio sistema alertará as autoridades responsáveis de modo a que estas atempadamente procedam a medidas de mitigação a fim de evitar acidentes e reduzir perdas económicas.
Para além de um sistema de segurança, este será também um sistema de apoio à decisão e uma ferramenta informática para monitorização e otimização de operações marítimas em ambiente portuário como, por exemplo, sistemas de otimização de definição de rotas, acostagem e amarração.
O protótipo do sistema será desenvolvido (e validado) para o Porto de Sines, mas o sistema será flexível e escalável de modo a poder ser utilizado em outros portos nacionais ou internacionais. O objetivo final será reduzir a vulnerabilidade dos portos, aumentando sua capacidade de planeamento e respostas eficientes a situações de emergência. Além disso, este projeto visa proporcionar maior acesso à informação e à comunicação, fornecendo informações específicas sobre um navio e/ou terminal portuário específico.

Principais Resultados Esperados
Pretende desenvolver-se uma nova plataforma tecnológica de informação e comunicação para ajudar as autoridades portuárias a anteciparem situações de emergência e a coordenarem medidas a fim de evitar acidentes e reduzir perdas económicas. O produto resultante será um sistema de monitorização, previsão e alerta de situações que ponham em causa a segurança dos navios em manobra e amarrados. Este será um sistema de informação web e móvel inovador, interativo, flexível, escalável e de fácil utilização que pode ser adaptado às necessidades dos diversos stakeholders portuários.
Pretende-se que deste trabalho resulte:
1. uma infraestrutura digital integrada que inclui programas de software, uma rede de hardware de servidores e computadores;
2. uma aplicação web e móvel.
Tal ferramenta de apoio à decisão constituirá também um serviço de valor acrescentado para os portos podendo ser um fator diferenciador em termos de competitividade e consequente crescimento económico. O sistema será aplicado e validado para um caso de estudo (Porto de Sines) e facilmente adaptável a outros portos, tendo o potencial de ser otimizado continuamente. Todos os eventos reportados e/ou medidos servirão de experiência de aprendizagem e os dados registados podem ser usados para melhorar os modelos de previsão, ajustar o posicionamento dos sensores e fornecer informações sobre as causas, a evolução e a frequência de eventos como rebentamento de cabos, movimentos excessivos dos navios, desvios nas rotas traçadas etc...
O sistema será implementado numa plataforma Web e Mobile, a qual dará acesso a:
1. As previsões das condições de agitação marítima, de vento, de correntes e de ocorrência de ondas longas;
2. A monitorização em tempo real de situações de emergência. Com base em registos de agitação marítima e das condições de vento e correntes, o utilizador poderá selecionar o tipo de operação a monitorizar (navegação, atracagem ou amarração) e obter parâmetros como: amplitude de movimentos, forças máximas nas amarrações, etc…
3. Alertas e aos planos de emergência;
4. Validação contínua de previsões Vs observações e acesso à base de dados do sistema.
O sistema desenvolvido será implementado e validado em, pelo menos, dois terminais do Porto de Sines. Isso garantirá a flexibilidade e escalabilidade do sistema proposto.

    Principais ações a desenvolver
  1. Desenvolvimento e adaptação dos modelos numéricos;
  2. Recolha e levantamento de dados;
  3. Instalação de dois sensores de pressão para registo da agitação marítima e instalação de giroscópio num navio amarrado para registo dos movimentos;
  4. Simulações numéricas e testes sistemáticos para validar os resultados com as medições in situ;
  5. Simulação de manobras de navios na entrada e saída do porto com base nas informações fornecidas pelo sistema;
  6. Implementação do sistema no protótipo operacional (Terminal XXI do Porto de Sines);
  7. Alimentação de uma base de dados com os registos operacionais com vista a aprendizagem e ajuste do sistema;
  8. Desenvolvimento das aplicações web e mobile;
  9. Divulgação dos resultados.

Metodologia

metodologia