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BlueSafeport

Sistema de Segurança para Navios em Manobra e Amarrados em Portos

Resumo
O projeto BlueSafePort pretende desenvolver um sistema para a previsão e alerta de situações de emergência relacionadas com a navegação, manobras de atracagem e de amarração em zonas portuárias.
Mais concretamente pretende-se desenvolver um sistema que permita prever, com alguns dias de antecedência, a agitação marítima num dado porto e as consequências dessa agitação marítima para os navios que entrarão no porto ou para os navios que se encontram acostados e amarrados no seu interior. Essas consequências referem-se a movimentos dos navios e/ou a esforços nos sistemas de amarração. Se essas consequências corresponderem a situações de emergência, o próprio sistema alertará as autoridades responsáveis de modo a que estas atempadamente procedam a medidas de mitigação a fim de evitar acidentes e reduzir perdas económicas.
Para além de um sistema de segurança, este será também um sistema de apoio à decisão e uma ferramenta informática para monitorização e otimização de operações marítimas em ambiente portuário como, por exemplo, sistemas de otimização de definição de rotas, acostagem e amarração.
O protótipo do sistema será desenvolvido para o Porto de Sines, mas o sistema será flexível e escalável de modo a poder ser utilizado em outros portos nacionais ou internacionais. O objetivo final será reduzir a vulnerabilidade dos portos, aumentando sua capacidade de planeamento e respostas eficientes a situações de emergência. Além disso, este projeto visa proporcionar maior acesso à informação e à comunicação, fornecendo informações específicas sobre um navio e/ou terminal portuário específico.
O sistema será materializado em duas plataformas tecnológicas, uma página web e uma aplicação móvel.
Este projeto envolve 4 participantes: o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, promotor e coordenador do projeto que será responsável por desenvolver e aplicar os modelos numéricos e ainda a aplicação web para mostra de resultados; o ISEL e o CENTEC que irão testar e aprofundar metodologias de simulação dos efeitos da agitação marítima nas operações de navegação no porto e dos riscos associados aos navios amarrados e a Administração. do Porto de Sines, principal beneficiário do sistema de previsão e avaliação de riscos que contribuirá para a validação do sistema.